Nova TruBend Series 5000 da TRUMPF tem variedade de novos recursos que a tornam mais produtiva e fácil de usar

A nova TruBend Series 5000 da TRUMPF possui uma variedade de novos recursos que a tornam mais produtiva e fácil de usar.  Graças a um novo conceito de controle, a operação das máquinas é incrivelmente simples. Além disso, dois sistemas inovadores de medição de ângulos garantem a máxima precisão.

Eixos de alta velocidade e aceleração, juntamente com os inovadores recursos operacionais, proporcionam uma produtividade incomparável à TruBend Series 5000. Estas máquinas de alta produtividade para todos os fins de dobra são equipadas com um novo sistema de acionamento chamado On-Demand Servo-Drive (servomotor acionado por demanda) acoplado a 4 cilindros hidráulicos. O Servo-Drive de alta dinâmica é extremamente silencioso e oferece significativamente mais produtividade do que um servomotor convencional. É ainda ecológico, pois consome energia apenas durante o processo de dobra.

A TRUMPF desenvolveu a nova versão de sua dobradeira de maior sucesso, colocando as necessidades do operador em primeiro plano. A razão é que esse é um fator decisivo que influencia a qualidade e a produtividade do processo de dobra. O operador pode contar com uma variedade de componentes ergonômicos e um novo conceito de controle, que facilitam a operação da máquina. Além disso, dois inovadores sistemas de medição de ângulos garantem resultados precisos de dobra.

Interação homem-máquina

O novo painel de controle Touchpoint da TruBend é revolucionário em sua simplicidade e uso intuitivo. O operador saberá rapidamente como usar a interface de operação, que se concentra no essencial, fornecendo todas as opções de forma muito simples e amigável. Uma visualização 3D extremamente realista, incorporando o monitoramento de colisão, também pode ser usada para ajudar o operador. A interface do usuário é projetada com as demandas da produção cotidiana. A máquina pode ser operada sem o mouse, usando um monitor de 21,5 polegadas que, como um tablet, é equipado com a função multitoque e que permite até ser usado com luvas de trabalho. O operador é livre para ajustar o monitor em qualquer posição que seja confortável para ele e tem acesso rápido à ajuda direta sempre que precisar.


Continua depois da publicidade


Para reduzir caminhadas na frente da máquina e aumentar a produtividade ao mesmo tempo, é possível usar uma unidade de controle móvel adicional, o novo MobileControl Pro. O operador pode posicionar a unidade em qualquer lugar ao longo do feixe da prensa - dessa forma, ela está sempre ao seu alcance, evitando incontáveis idas e vindas ao painel de controle fixo. Um visor colorido de 3,5 polegadas permite inserir todas as direções necessárias para o processo de dobra enquanto estiver diretamente na máquina, incluindo instruções para mudar para a etapa de dobra seguinte / anterior ou para corrigir as posições do ângulo e do eixo.

Assistentes ergonômicos para peças de alta qualidade

Um dos componentes revolucionários da nova TruBend Series 5000 é o pedestal de operação sem fio. Esse acessório é equipado com sensores inteligentes, que permitem acionar o movimento de descida para dobra. Isso facilita o operador se movimentar durante a operação. O novo pedestal sem fio foi atestado e aprovado pela instituição de inspeção e autoridade de certificação TÜV. Usá-lo é totalmente seguro.

Outro recurso ergonômico é os consoles de suporte com ajuste de altura. Eles facilitam o manuseio das peças e estão disponíveis com uma variedade de suportes de plástico, pincel ou rolo. A capacidade de carga de cada um é até 200 kg, tornando-os extremamente robustos e ideais para a produção diária. Para peças particularmente pesadas e grandes, há também o auxílio à dobra: recursos que fornece assistência com ângulos de até 30 graus, por exemplo, no processo de dobra propriamente dito ou na sua preparação. Para facilitar a operação com diferentes alturas de ferramenta ou dobras Z, a máquina oferece um eixo CNC adicional, que define automaticamente o suporte de dobra para a altura correta.

Um auxiliar de posicionamento óptico reduz os tempos de configuração, graças aos LEDs brancos que mostram com precisão milimétrica exatamente onde as ferramentas de dobra devem ser posicionadas. Durante a dobra, o auxiliar de posicionamento óptico sempre acende na posição em que a próxima operação de dobra é necessária. Para posicionar as peças com segurança, a máquina é fornecida com um medidor de retorno otimizado de 2, 4, 5 ou 6 eixos, que encontra a posição correta ainda mais rápido do que as versões anteriores. A iluminação ideal é alcançada graças à iluminação LED na frente e no interior da máquina. As portas de vidro de segurança deslizantes laterais também proporcionam condições ideais de iluminação e ocupam menos espaço em torno da máquina do que as portas articuladas convencionais.

Dois sistemas de medição para garantir ângulos precisos  

Ângulos precisos são a parte mais crucial da qualidade da dobra, e é por isso que a TRUMPF oferece uma variedade de recursos inteligentes projetados para obter a máxima precisão. Somente o TCB (controle de espessura de dobra) reduz os erros de ângulo causados por variações na espessura da chapa. Aqueles que procuram a precisão máxima do ângulo a partir da primeira peça ou independente do sentido de laminação da peça devem usar os sistemas de medição de ângulo ACB (dobra controlada automaticamente). Esses sistemas medem o ângulo em tempo real durante o processo de dobra em conjunto com o retorno elástico e guias de controle de descida do avental, para alcançar o ângulo desejado. Existem duas variações dos sistemas de medição de ângulo ACB para a TruBend Series 5000 – e eles se complementam perfeitamente, dependendo da operação.

O novo laser ACB é compatível com todos os tipos de ferramentas. Neste sistema, existem estações de medição na frente e atrás da linha de dobra, cada uma se movendo automaticamente para a posição correta. Como parte de um processo óptico sem contato, um laser projeta uma linha na chapa e uma câmera mede o ângulo. Especialmente quando há ângulos agudos e abertos, bem como chapas grossas, o ACB Laser é a solução para a máxima precisão - sem exigir tempo de configuração. Operações de dobra com lados curtos, superfícies reflexivas ou que exigem medições multiponto são aprimoradas com o ACB Wireless. Este sistema não precisa de um cabo, identifica automaticamente a posição das ferramentas do sensor e é fácil de usar. As medições são realizadas através de dois discos de sensor integrados à ferramenta superior.

Outros recursos inovadores incluem o TecZone Bend e o TSO – Otimizador de preparação da ferramentas.  O TecZone Bend é um sistema de programação automático instalado no painel da máquina. Este sistema permite abrir desenhos em 2D ou 3D e, a partir destes formatos, gerar programas para a máquina (um ou um conjunto de desenhos) em questão de segundos.

Já o TSO é uma recente inovação que otimiza os planos de preparação de um conjunto de peças a serem dobradas. Este sistema faz os cálculos para que haja o mínimo de mudança de ferramental na máquina, contribuindo assim com a ergonomia e o tempo de preparação para a operação.

  • TruBend 5130: Uma variedade de novos recursos torna as máquinas da nova TRUMPF TruBend Series 5000 ainda mais produtivas e capazes de garantir dobras econômicas, mesmo para pequenos lotes
  • Pedestal de operação sem fio: Equipado com sensores inteligentes, o pedestal é um dos componentes revolucionários da nova série TruBend 5000. Os operadores podem usá-lo para se movimentar sem se preocupar com o posicionamento do cabo de forma simples e segura, onde quer que estejam na máquina.
  • ACB Laser: A TRUMPF oferece dois sistemas de medição de ângulos que se complementam para fornecer resultados precisos de dobra, a partir da primeira peça ou independente do sentido de laminação das peças. O sistema ACB Laser mede o ângulo de dobra, independentemente da ferramenta empregada e está pronto para operar sem nenhuma configuração.
  • ACB Wireless: O ACB Wireless aprimorado não precisa de cabo e é fácil de usar. As medições são realizadas através de dois discos de sensor integrados à ferramenta superior.
  • Touchpoint TruBend: O novo conceito de controle Touchpoint TruBend é simples e intuitivo de usar e foi otimizado para os processos de trabalho diários. A máquina pode ser operada sem o mouse, usando um monitor de 21,5 polegadas que, como um tablet, é equipado com a função multitoque e pode ser usado até com luvas de trabalho.
  • MobileControl Pro: Para reduzir as caminhadas em torno da máquina e aumentar a produtividade, os operadores podem usar uma unidade de controle móvel adicional, o novo MobileControl Pro.
  • Máximo desempenho - Programação rápida: Cálculo automático de programas em questão de segundos. Calcula vários programas simultaneamente incluindo a verificação de colisão em tempo real.