A inovação digital no setor de Óleo & Gás

Ao longo dos últimos anos, acompanhamos diversos avanços em áreas-chave da economia global, com a inovação mudando a vida das pessoas e alterando por completo a rotina das empresas. Essa revolução tecnológica vem assumindo cada vez mais um papel de transformação da forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Neste contexto de atualização e evolução constante, é importante salientar as transformações que estão acontecendo no mercado de Óleo & Gás que, sem dúvida, são bons exemplos de avanços no Renascimento da Indústria de hoje, com mudanças significativas diante do cenário que tínhamos até então.

Impulsionada pela crescente demanda por inovação contínua, a indústria de Óleo & Gás está se expandindo de forma única, alcançando patamares de produção nunca vistos em sua história. Por outro lado, também é verdade que os últimos anos têm apresentado novos desafios para os integrantes dessa área, sobretudo em relação à necessidade de ampliar as formas de controle e os procedimentos de segurança, melhorando o gerenciamento financeiro e, principalmente, equacionando a utilização de recursos naturais, que precisam estar equilibrados entre a busca por mais produtividade e a preservação do meio ambiente. Todas essas exigências geram, como não poderia deixar de ser, um ambiente muito mais complexo para os líderes de negócios desta indústria.

Uma recente pesquisa de uma consultoria global mostra que 64% dos projetos deste segmento estão acima do orçamento e 73% estão sendo entregues fora do prazo previsto. Esses atrasos se devem por conta da complexidade e do tamanho dos projetos, que demandam um novo olhar sobre as soluções que podem ajudar na transformação digital.

Para se adequarem a esse novo cenário, as companhias precisarão diversificar seus empreendimentos a partir de 2020, aumentando o ritmo de inovação, melhorando a eficiência organizacional, modernizando a infraestrutura e aumentando a capacidade de resposta para que a oferta de produtos esteja alinhada com as mudanças e com as necessidades dos clientes e da sociedade.


Continua depois da publicidade


É necessário que o setor de Óleo & Gás invista em uma melhor supervisão de suas rotinas como um todo, com a adoção de soluções digitais específicas para o gerenciamento em três dimensões de ativos, riscos e operações. Somente assim, as empresas serão capazes de impulsionar seus desempenhos e aumentar o valor gerado para os públicos de interesse ao longo de todo o ciclo de vida de seus projetos – o que se torna especialmente desafiador com os cronogramas e orçamentos se tornando cada vez mais enxutos. 

Com a implementação de uma plataforma digital, as companhias de Óleo & Gás terão condições de superar com mais rapidez e eficiência os principais desafios de seu setor, aproveitando as oportunidades e melhorando a excelência, a segurança e a sustentabilidade de suas operações.

Vale salientar que uma das maiores mudanças da digitalização do setor é, justamente, a criação e execução de padrões de excelência de controle das operações (incluindo as bases de segurança, proteção, saúde e meio ambiente). Aproveitar tecnologias ajuda na prevenção de incidentes antes mesmo que eles ocorram, resultando em economias significativas de custos e de impactos nas marcas.

À medida que as tecnologias evoluem, as empresas terão condições de trabalharem de forma mais profissional, assertiva e explorando todas as suas vantagens competitivas, aumentando a previsibilidade operacional e a confiabilidade de suas operações.

Estamos presenciando uma mudança de paradigma e a capacidade de inovação certamente impactará todas as indústrias. No setor de Óleo & Gás não é diferente. Em 2020, temos o desafio de aumentar a performance das operações e de buscar soluções tecnológicas que posicionem o Brasil no centro do Renascimento da Indústria.

O Brasil precisa avançar rápido e modernizar sua infraestrutura de sistemas para não perder essa janela de oportunidade. Sem dúvida, estamos diante de um novo cenário, muito mais global e integrado. Os vencedores desse novo momento serão as empresas que adotarem a tecnologia como fator de diferenciação e de competitividade. Está na hora de os líderes avançarem em suas experiências digitais, pois o tempo está correndo tanto para a obtenção de maior eficiência como para o gerenciamento preventivo de ocorrências que podem se transformar em crises de alto impacto. As empresas do setor de Óleo & Gás que não explorarem a inovação ficarão para trás e à deriva na era da transformação.

* Por Joao Vicente Ribeiro Ferreira, LATAM Senior Solution Consultant da Dassault Systèmes


Tópicos: