Logomarca Indústria 4.0

Dassault Systèmes lança o Museu da Inovação, uma experiência imersiva 3D em realidade virtual

Por: Assessoria de imprensa      12/12/2019 

A Dassault Systèmes anuncia o lançamento do “Museu da Inovação” (Museum of Innovation), uma experiência de realidade virtual científica e tecnológica localizada no centro de arte digital Oficina das Luzes (Atelier des Lumières), em Paris. A iniciativa mostrará inovações tecnológicas de todo o mundo, com ações que impactam positivamente a sociedade global. Serão apresentados projetos como drones autônomos solares, soluções voltadas à geração de energia sustentável e inciativas para a impressão de órgãos em 3D e cirurgia virtual, destacando como a nova experiência 3D oferece uma maneira imersiva para qualquer pessoa desenvolver inovações disruptivas para abordar alguns dos principais desafios do mundo em temas como saúde, bem-estar, energia, agricultura, mobilidade e outras áreas.

Projetos da Europa, Ásia, Índia e Estados Unidos estão sendo promovidos pelo laboratório aberto de inovação e pelo programa acelerador 3DEXPERIENCE Lab da Dassault Systèmes. Cada projeto potencializa a inteligência coletiva e a inovação aberta, bem como aplicativos de design, simulação e ciências de dados da plataforma 3DEXPERIENCE, para acelerar seu desenvolvimento e implantação.

Enquanto os visitantes percorrem o Museum of Innovation, diferentes espaços com exposições sobre Ciências da Vida, Cidade e Estilo de Vida permitem que qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento sobre os assuntos, se concentre em um tema específico e, em seu ritmo, explore virtualmente projetos e startups adotando abordagens inovadoras para propor soluções personalizadas de saúde, criar cidades mais sustentáveis ​​ou projetar bens de consumo mais ecológicos.


Continua depois da publicidade


Os módulos individuais mostram cada projeto em uma experiência 3D interativa em tempo real, incluindo novas atualizações à medida em que elas são adicionadas pela equipe responsável pelo tema. Ao longo desta expedição de aprendizado, os visitantes podem ouvir relatos das startups envolvidas e, assim, obter informações sobre os antecedentes de um projeto, entender como ele contribui para o avanço dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas,  experimentando virtualmente simulações e interagindo com um Digital Twin (gêmeo digital)  do projeto, ao lado de seu protótipo físico. O Digital Twin é criado diretamente a partir de uma protótipo digital 3D projetado pela equipe de um projeto, permite uma experiência científica realista com imersão em escala real para sensações reais.

Como essa experiência de realidade virtual está disponível em um ambiente digital em Nuvem, ela é escalável e rapidamente implementável. Após esta visualização, a Dassault Systèmes espera estender o acesso ao museu virtual para outros países onde está localizada, e formar parcerias com museus de ciência para compartilhar a experiência com o público.

Acessar: Atelier des Lumières

 

Gostou? Então compartilhe: