Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem projetos inovadores para o agronegócio

Alternativas para o Diesel e microtrator agrícola autônomo estão entre as tecnologias que serão apresentadas em 5 e 6 de dezembro, no campus de São Bernardo do Campo do Centro Universitário FEI

Formandos em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI apresentam no dia 5 e 6 de dezembro, os projetos elaborados para a conclusão do curso. Os trabalhos serão exibidos durante a 64ª Expo MecAut (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística) e a 45ª Expo Mecplena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), no campus de São Bernardo do Campo (SP).

Entre os trabalhos apresentados no dia 5, estará o AGR, uma arquitetura para tratores agrícolas que utiliza fontes de energia alternativas ao Diesel. O projeto tem forte apelo sustentável já que os tratores brasileiros consomem 3,8 bilhões de litros de Diesel por ano, representando 18% de todo o consumo nacional.

Outro projeto de destaque é o CERES SKID, projeto que consiste no desenvolvimento de um microtrator agrícola com sistema de tração híbrido hidráulico, capaz de auxiliar nas atividades presentes no cotidiano de uma propriedade agrícola para a redução do esforço físico que é empregado pelos que ali trabalham. O veículo também possui um sistema de controle que permitirá que o mesmo possa se movimentar sem a presença de um operador.

Para o professor Marco Barreto, coordenador da Expo MecAut, esse é um momento em que os formandos dividem com profissionais da área o conhecimento que adquiriram ao longo do curso. "A exibição desses projetos evidencia a bagagem inovadora e empreendedora que a FEI transmite aos alunos", explica.

No dia seguinte (6), durante a Expo MecPlena, um dos projetos de destaque é o Laranjaço, que visa a melhoria no processo de extração do óleo essencial da laranja a partir do bagaço, além da redução do maquinário com o intuito de incentivar o empreendedorismo a pequenos produtores, fazendo com que possam coletar os bagaços nos estabelecimentos comerciais e revender o óleo essencial com aplicações na área alimentícia e farmacêutica.


Continua depois da publicidade


O projeto Eucamec também tem apelo para o agronegócio, pois trata-se de um dispositivo que auxilia na plantação de eucalipto em regiões íngremes, pensando na ergonomia dos trabalhadores, que atualmente fazem esse processo de forma semimecanizada.

Para Arnaldo Forgas, coordenador da Expo MecPlena e professor do Centro Universitário FEI, o evento representa o fechamento de um ciclo e o resultado da evolução dos alunos. "Os formandos utilizam todo o conhecimento de Engenharia adquirido ao longo da graduação para criarem soluções para diversas áreas", explica.

Além desses, projetos para outras áreas importantes da sociedade, como saúde e transporte, também serão apresentados pelos formandos.

Para saber mais sobre as Expos MecAut e MecPlena, acompanhe a FEI nas redes sociais fei.edu.br/redes.

Serviço- 64ª Expo MecAut e 45ª Expo MecPlena
Data: 5 e 6 de dezembro
Horário: 18h
Local: Centro Universitário FEI - Campus São Bernardo do Campo
Endereço: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, São Bernardo do Campo
*Evento restrito aos alunos, avaliadores e imprensa