Indústria brasileira de máquinas e equipamentos registra crescimento de receita líquida de vendas em agosto, diz Abimaq

Segundo balanço divulgado pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) a indústria brasileira do setor registrou crescimento da receita líquida de vendas durante o mês de agosto de 2019 quando comparado com o mês de julho de 2019.

Em relação ao mesmo mês de 2018 houve, no entanto, queda de 2% que resultou, mais uma vez, em redução da taxa de crescimento acumulada no ano, desta vez para 1,1%. Em 2019 a redução das vendas é decorrente da desaceleração das atividades no mercado internacional, no doméstico as vendas de máquinas cresceram 5,9% em relação a 2018 (jan-ago).

No mês de agosto de 2019, o setor fabricante de máquinas e equipamentos confirmou as expectativas e registrou crescimento em relação ao mês de julho puxado pelo bom desempenho nas vendas direcionadas ao mercado doméstico que cresceram 16% no período.

Mas as vendas para o mercado externo decepcionaram e inviabilizaram a superação do resultado alcançado no mesmo mês de 2018 (R$ 7,7 bi). Os dados registrados até o mês de agosto são reflexo da fraca atividade econômica observada e indicam que as expectativas de crescimento, ao redor do observado em 2018 (5%), não se confirmarão. A revisão do modelo indica um crescimento da ordem de 1% em 2019.

No mês de agosto houve crescimento em diversos setores da indústria de máquinas, porém os mais relevantes em termos de participação nas exportações de máquinas registram recuo.

O setor de fabricantes de Máquinas para Logística e Construção Civil e o de Componentes para a indústria de Bens de Capital, que juntos responderam por 60% das vendas destinadas ao mercado externo recuaram, respectivamente, 24% e 13,5% em ago/2019.

Por outro lado houve crescimento no setor fabricante de Máquinas para Agricultura (11,5%) e também no de Máquina para Petróleo e energia Renovável (275%). Este último em função da venda de US$ 46 milhões em Tubos sem costura. No ano somente o setor de Componentes manteve taxa de crescimento nas exportações (14%).