Boeing e Safran investem em fornecedor de baterias para aviões elétricos

A Boeing e a Safran anunciaram hoje um investimento conjunto na Electric Power Systems (EPS), uma empresa que oferece um conjunto de produtos de armazenamento de energia seguros, certificáveis ??e leves, que fornecem energia de alta qualidade para a indústria aeroespacial e outras mercados.

O investimento conjunto ajudará a EPS a desenvolver uma base industrial altamente automatizada capaz de produzir sistemas de armazenamento de energia para aviação em escala sem precedentes. O investimento também apoiará o avanço de tecnologias para reduzir ainda mais os custos dos sistemas de bateria para aviões elétricos.

“A tecnologia de baterias da EPS atende aos altos padrões de segurança da Boeing e pode proporcionar uma economia significativa de custos para os clientes”, disse Brian Schettler, diretor da Boeing HorizonX Ventures. “Esse investimento estratégico acelera o desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana limpas, silenciosas e seguras”.

“A Safran colaborará com a EPS para oferecer aos nossos clientes sistemas de propulsão elétrica ou híbrida-elétrica com um nível de desempenho que nos diferencia da concorrência”, disse Alain Sauret, presidente da Safran Electrical & Power. “Essa cooperação tecnológica é emblemática da estratégia da Safran em soluções de propulsão mais ecológicas. A Safran já está na vanguarda deste campo e estamos orgulhosos de acelerar nesse investimento”.

A Boeing HorizonX Ventures e a Safran Corporate Ventures investiram conjuntamente na EPS durante esta rodada de financiamento da Série A. A EPS é a segunda empresa de soluções avançadas de bateria a ingressar no portfólio de investimentos da Boeing HorizonX Ventures, após um investimento na Cuberg, uma empresa avançada em tecnologia de baterias de metal de lítio, em 2018. A Safran Ventures também investiu recentemente na OXIS Energy, líder britânica de tecnologia de células de lítio-enxofre para sistemas de bateria de alta densidade de energia.


Continua depois da publicidade


“A eletrificação dos voos tem o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como bens, serviços e seres humanos se conectam. Estamos entusiasmados em trabalhar com empresas visionárias como a Boeing e Safran para desenvolver soluções de energia avançadas que possam atender às demandas das missões no mundo real”, disse Nathan Millecam, CEO da EPS.

A Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo e fornecedora líder de aviões comerciais, sistemas de defesa, espaço e segurança e serviços globais. Como a principal exportadora dos EUA, a empresa oferece suporte a clientes comerciais e governamentais em mais de 150 países. A Boeing emprega mais de 150.000 pessoas em todo o mundo e aproveita os talentos de uma base global de fornecedores. Com base em um legado de liderança aeroespacial, a Boeing continua a liderar em tecnologia e inovação, entregar para seus clientes e investir em seu pessoal e crescimento futuro.

A Safran é um grupo internacional de alta tecnologia, operando nos mercados de propulsão e equipamento de aeronaves, espaço e defesa. A Safran tem uma presença global, com mais de 92.000 funcionários e vendas de 21 bilhões de euros em 2018. Trabalhando sozinho ou em parceria, a Safran ocupa posições de liderança mundiais ou europeias em seus principais mercados. O Safran realiza programas de Pesquisa e Desenvolvimento para atender às exigências do mercado em rápida mudança, com gastos totais em pesquisa e desenvolvimento de cerca de 1,5 bilhão de euros em 2018. O Safran está listado na bolsa de valores Euronext Paris e faz parte dos índices CAC 40 e Euro Stoxx 50.

A Safran Corporate Ventures é o braço de capital de risco da Safran, encarregado de financiar empresas e startups de tecnologia inovadora. Desde sua fundação em abril de 2015, contribuiu com financiamento para 11 empresas inovadoras ativas em setores relacionados aos negócios da Safran (Indústria 4.0, componentes a bordo, novos materiais, novos serviços, novas plataformas aéreas).

A EPS é uma empresa aeroespacial de capital fechado com sede em Logan, Utah, líder em sistemas avançados de armazenamento de energia, compostos por células, eletrônicos de potência, controles, software e sistemas de gerenciamento térmico. A empresa suporta uma série de aviões elétricos e híbridos, como o NASA X-57, Bye eFlyer e Bell Nexus.