Armor Bionics anuncia plataforma digital para produção de biomodelos 3D instantâneos

Modelos são usados para planejamentos cirúrgicos mais precisos, com menor taxa de complicações intra e pós-operatórias

O projeto e a produção de biomodelos 3D nas instituições de saúde são processos que exigem investimento em softwares altamente especializados e ocupam um tempo valioso dos cirurgiões com capacitação para o seu uso. Buscando auxiliar a indústria médica a vencer esse obstáculo, a startup uruguaia Armor Bionics anuncia e disponibiliza a sua nova plataforma digital.

A plataforma digital da Amor Bionics permite a criação de biomodelos 3D de tecidos duros e moles, que reproduzem tumores complexos em pacientes pediátricos e tumores ósseos em adultos, cardiopatias congênitas, escólios e até reconstruções bucomaxilofaciais, entre outras patologias.

"Nosso conversor 3D cria os modelos a partir da reconstrução volumétrica das imagens de tomografia computadorizada, tomografia computadorizada volumétrica ou ressonância magnética e pode carregar diretamente da web qualquer pasta contendo os arquivos DICOM ou uma versão compactada do estudo em formato .ZIP ou .RAR”, explica Pablo Pereira, CBO da Armor Bionics.

A criação de biomodelos 3D vem crescendo diante de uma das tendências que está transformando a indústria de saúde na América Latina: a descentralização do cuidado do paciente. De acordo com a Healthcare Information Management Systems Society (HIMSS), cerca de 20% a 25% de todos os cuidados médicos no Brasil serão realizados remotamente nos próximos dez anos. Em sintonia com essa transformação dos serviços de saúde, por meio do site www.armorbionics.com, a Armor Bionics coloca ao alcance das equipes médicas uma ferramenta online de uso sob demanda, que permite que todos os hospitais tenham acesso à tecnologia 3D, independentemente do país, tamanho ou orçamento.

A tecnologia de impressão 3D da Stratasys foi considerada a parceira ideal da Armor Bionics para a materialização de biomodelos gerados a partir dessa plataforma. Para isso, é utilizada a impressora Stratasys J750.  “Este modelo é capaz de reproduzir claramente a consistência, a textura e as estruturas físicas dos órgãos com patologias complexas que as equipes médicas precisam estudar antes de entrar na cirurgia", explica Juan Carlos Miralles, diretor de vendas da Stratasys para a América Latina.


Continua depois da publicidade


Atualmente, a Armor Bionics atua em mais de 25 países, a maioria na América Latina e nos Estados Unidos. Entre seus clientes estão a Universidad de la República, o Hospital de Clínicas e o Instituto Nacional de Ortopedía y Traumatología da Administración de los Servicios de Salud del Estado do Uruguai, bem como vários setores industriais e órgãos privados.

Hoje, profissionais inovadores e visionários da área da saúde que adotaram a ferramenta relatam ganhos como o melhor planejamento do procedimento cirúrgico, melhora na qualidade da assistência e prestígio institucional, diminuição de possíveis complicações intra e pós-operatórias, racionalização na utilização de implantes como placas e pinos, por não serem necessários testes intraoperatórios, e diminuição de até 50% no tempo da operação, o que implica menos tempo de ocupação da sala de cirurgia e menos recursos atribuídos para realizá-la.

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.