Feira de Negócios do Sinapse da Inovação reunirá startups e grandes empresas

Networking com 80 novos negócios de Santa Catarina encerra etapa de pré-incubação do programa de incentivo ao empreendedorismo inovador

Mais de 80 novas startups de todo o estado apresentam produtos inovadores a potenciais clientes, parceiros e investidores na feira de negócios do Sinapse da Inovação. Os empreendedores apoiados na 6a edição do programa em Santa Catarina desenvolveram soluções com aplicação em áreas como Administração Pública, Agronegócio, Bens de Capital, Construção Civil, Economia do Mar, Educação, Energia, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana. O evento será realizado no Instituto da Indústria, no Sapiens Parque, terça-feira, 2 de julho. 

A feira de negócios é promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPESC), em parceria com o Sebrae/SC, FIESC e Fundação CERTI. O evento é uma das ações programadas para o fechamento da fase de pré-incubação dos projetos apoiados pelo Sinapse da Inovação, no qual novos empreendedores receberam aporte financeiro, capacitações e suporte para desenvolverem e transformarem suas ideias em produtos e negócios. 

Parcerias com startups são cada vez mais adotadas por grandes empresas que visam acelerar e completar seu processo de inovação. Mais ágeis e flexíveis, as startups são empresas que já nascem com uma estrutura adaptada a novos mercados e dispostas a assumir riscos, contribuindo para o processo de inovação. Para Leandro Carioni, diretor de Empreendedorismo Inovador da CERTI, “promover esse networking no fechamento da 6a edição do Sinapse é importante para a consolidação dos negócios que estão surgindo. Além de atrair o olhar de possíveis investidores, as startups já começam se integrando ao mercado.” 

Resultados do programa

O Sinapse da Inovação é considerado o maior programa de empreendedorismo do país. Em cada edição regional, o programa recebe mais de mil ideias inovadoras, fomentando a cultura do empreendedorismo.

Desde o seu lançamento, em 2008, até a 6ª edição catarinense, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 489 empresas no estado, das quais 83% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 100 milhões no último ano, gerando impactos econômicos e sociais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento regional. O Sinapse já foi realizado também no Amazonas, em 2015, no Espírito Santo, em 2017, e está em andamento no Paraná. 

O programa teve sua relevância reconhecida, conquistando o 1º lugar na categoria “Projeto Inovador” do Prêmio Nacional ANPROTEC, em 2009, e 1º lugar da categoria “Relações Institucionais e Governamentais em Organizações Privadas” no Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e Privado, realizado pela ABRIG, em 2018. 

SERVIÇO:

O quê: FEIRA DE NEGÓCIOS SINAPSE DA INOVAÇÃO SC VI
Quando: 02 de julho, terça-feira
Hora: 13h30 às 17h30
Onde: Instituto da Indústria (Sapiens Parque) - Avenida Luiz Boiteux Piazza, Canasvieiras, Florianópolis - SC, 88054-700
Inscrições (gratuitas): https://bit.ly/2LorDCq