Logomarca Indústria 4.0

Impressão 3D possibilita produção mais precisa e personalizada de peças automotivas

Edição brasileira da Inside 3D Printing, evento que já passou por países como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e China, será realizada nos dias 10 e 11 de junho

Por: Assessoria de Imprensa      26/05/2019 

Um dos primeiros setores a utilizar a impressão 3D em suas linhas de produção foi o automotivo. Essa tecnologia, que avança em ritmo acelerado, possibilita a confecção mais precisa e personificada de peças e acessórios e a redução de custos. A impressão tridimensional também modernizou e facilitou a fabricação de protótipos. Graças às impressoras 3D, as montadoras conseguem pular etapas e submetem os protótipos impressos a testes antes de enviar os projetos para produção.

Presente em diversos segmentos em função da variedade de soluções que apresenta, a impressão 3D tem auxiliado no desenvolvimento e na modernização de produtos também para as áreas de medicina e odontológica, arquitetura e construção, indústria aeroespacial, brinquedos, agricultura, entre outras. A tecnologia para esses e outros setores será apresentada no Brasil, durante a Inside 3D Printing Conference & Expo, feira e congresso internacional, que chega a São Paulo pela sexta vez e será realizada nos dias 10 e 11 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Já realizada em diversos países como Cingapura, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e China, o evento reúne pesquisadores, indústria, investidores e os maiores especialistas e fornecedores mundiais de soluções para manufatura aditiva e impressão 3D. Este ano, estão previstas a edição brasileira, em São Paulo, e outra, na Coreia do Sul.

Além do congresso, a Inside 3D Printing contará com uma área aberta de exposição, onde serão demonstradas as diversas tecnologias de impressão, os novos equipamentos do mercado e sua funcionalidade.

Os organizadores do evento esperam a presença de empresários, investidores, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais de diversas áreas, entre outros. 

Mercado em crescimento – O mercado de impressoras 3D tem registrado rápido crescimento. No início, eram grandes máquinas, de alto custo e patenteadas, o que restringia o mercado. Hoje, já com o vencimento do período de algumas patentes, o setor está aberto a novos investidores e desenvolvedores, o que resultou no desenvolvimento, tanto na parte física das impressoras, quanto nos softwares utilizados. Em 10 anos a impressora 3D reduziu seu preço de cerca de US$ 20.000 para US$ 500 e tornou-se muito mais rápida. Estima-se que até 2027, 10% de tudo o que for produzido no mundo será impresso em 3D.


Continua depois da publicidade


Além da questão das patentes, a tendência de crescimento desse setor se dá por conta dos desenvolvimentos de novos produtos que podem ser impressos (plásticos, metais e cerâmicas), assim como a demanda dos mercados por produtos sofisticados e de precisão. Ou seja, grande parte das impressões 3D serve para a elaboração de protótipos de testes para determinadas produções em massa. Esse nicho de negócios continua em expansão, mas há, agora, uma nova fronteira que está sendo explorada.

Segundo Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora da Inside 3D Printing no Brasil, é importante que o país participe dessas discussões e trocas de informações por se tratar de um nicho de oportunidades. “Nesse sentido, o evento será um importante palco para a disseminação de informações técnicas e de mercado, no intuito de promover o desenvolvimento e a geração de negócios”, completa a executiva.

 

Serviço: INSIDE 3D PRINTING

Data: Dias 10 e 11/06

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo: Rua Frei Caneca, 569.

Informações e inscrições pelo site:

http://inside3dprintingbrasil.com.br/

Gostou? Então compartilhe: