Logomarca Indústria 4.0

SKA propõe conectar a indústria 4.0 na EXPOMAFE 2019

Fábricas inteligentes, conectadas e interligadas: isso não é o futuro, é o presente. “Conectando a Indústria 4.0” é o tema proposto para a SKA em seu estande na EXPOMAFE 2019, maior e mais expressiva feira do setor metalmecânico.

Por: Assessoria de imprensa      10/05/2019 

  • Impressora 3D da HP com tecnologia Jet Fusion será lançada na América Latina durante a feira;
  • Centro de usinagem operado por um robô colaborativo demonstra o potencial da manufatura digital;
  • Impressora 3D Markforged: imprimindo metal, polímeros e compósitos.

Fábricas inteligentes, conectadas e interligadas: isso não é o futuro, é o presente. “Conectando a Indústria 4.0” é o tema proposto para a SKA em seu estande na EXPOMAFE 2019, maior e mais expressiva feira do setor metalmecânico.

Impressora 3D com tecnologia inédita HP Multi Jet Fusion é destaque no estande da SKA

A HP anunciou a disponibilidade comercial em seu portfólio da premiada impressora HP Jet Fusion 3D, bem como a expansão dos seus negócios de manufatura e impressão 3D no Brasil, o maior mercado de manufatura da América Latina.

Como revenda HP, a SKA irá demonstrar as inovações da indústria 4.0, incluindo uma variedade de componentes impressos em 3D, produzidos pelas impressoras HP Jet Fusion na EXPOMAFE, onde uma fábrica inteligente será demonstrada aos visitantes.

“SKA tem sólida experiência com impressão 3D, projeto mecânico e manufatura com um time de mais de 300 pessoas”, diz Siegfried Koelln, presidente da SKA. “O time técnico de impressão 3D da SKA foi capacitado e certificado pela HP na sede da empresa em Alpharetta, Georgia. Além disso, a SKA está finalizando a construção de um moderno centro de demonstrações com tecnologia HP Multi Jet Fusion, em sua sede em São Leopoldo, RS.”

O potencial da manufatura digital

Os recursos da fábrica inteligente incluem robôs colaborativos, gêmeo digital, trabalhadores que usam componentes de realidade virtual e máquinas que enviam alertas quando precisam de manutenção.


Continua depois da publicidade


A SKA irá demonstrar seu portfólio de tecnologias para a indústria metalmecânica através de uma célula de manufatura digital, que será instalada no estande. Um centro de usinagem estará operando com a ajuda de um robô colaborativo, onde a fixação da peça de usinagem é feita com a ajuda da impressão 3D de um polímero mais resistente que o alumínio. A informação que chega nesta célula provém da engenharia de produto e chega na produção através de um terminal inteligente acoplado à máquina, onde é possível consultar o desenho da peça de forma eletrônica em PDF 3D.

Isso é produzir de forma flexível e sustentável, sem imprimir uma folha sequer. A produção, que é coletada automaticamente, oferece relatórios e alertas em tempo real, minimizando erros e extinguindo desperdícios.

Imprimindo em metal - as possibilidades das impressoras 3D Markforged

Alinhado ao conceito de conectividade, a manufatura aditiva também estará conectada a todo ecossistema do estande da SKA, comprovando que pode ser aplicada a qualquer processo de manufatura. Os fingers do robô da célula de manufatura digital e o dispositivo de fixação do centro de usinagem foram impressos em uma impressora Markforged X7, sendo uma alternativa aos métodos tradicionais de usinagem. Além da X7, a SKA levará as impressoras Mark Two e Metal X para o evento.

A Markforged surgiu para mudar a forma como os produtos são feitos. Entre a manufatura tradicional e a ciência de materiais de ponta, a empresa acredita em um futuro onde ir do projeto à peça final é fácil, simples, seguro e acessível. Pensando nisso, desenvolveu o único ecossistema mundial de impressoras 3D de polímeros, metal e compósitos, para focar na criação de produtos inovadores. Quem for ao estande da SKA na EXPOMAFE poderá ver como a impressão em metal 3D é acessível, segura e rápida, poupando tempo e reduzindo drasticamente custos e tempo de produção.

A SKA conectando a Indústria 4.0

“Ao ampliar e integrar tecnologias modernas em seu portfólio de empresas, como Dassault Systemes, Hexagon, Lantek, HP e Markforged, a SKA passa a oferecer aos seus clientes um escopo muito mais completo e robusto de tecnologias para as engenharias de alto desempenho e a manufatura digital, permitindo flexibilidade e produtividade de classe mundial às indústrias brasileiras”, afirma Siegfried Koelln, presidente da SKA.

Para mais informações, acesse www.ska.com.br/ska/blog

Sobre a SKA

A SKA é líder na América Latina no fornecimento de software CAD e CAM, oferecendo uma linha completa de produtos para engenharias de design e projeto, com soluções para a concepção, simulação, documentação até a prototipagem com impressão 3D. Para as engenharias de processos possui softwares para geração de programas de usinagem, corte e dobra de chapas e perfis metálicos. Há 30 anos, a SKA agrega valor a empresas brasileiras de todos os tamanhos e segmentos através da implantação de sistemas líderes mundiais e ainda realiza o desenvolvimento personalizado de software e integração entre sistemas, conectando os Departamentos de Engenharia de Projetos e de Processos aos demais departamentos da empresa. A empresa conta com mais de 300 colaboradores, em doze escritórios regionais.

Gostou? Então compartilhe: