EXPOMAFE 2019: Robô Interativo da Kuka é mais uma atração do Espaço Tecnologia em Evolução

Grande novidade da edição deste ano, o espaço vai ilustrar o passado e o futuro da tecnologia, como ela tem evoluído ao longo do tempo e contribuído com o desenvolvimento industrial.

A interação entre homem e robô é uma das grandes tendências dos processos industriais nos dias de hoje. Para demonstrar isto de forma prática, e também lúdica, a KUKA Roboter do Brasil, subsidiária da empresa de origem alemã e uma das líderes na fabricação de robôs industriais, leva para a EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo, o RoboCoaster, um robô de entretenimento muito utilizado em parques de diversão e em eventos de grande prestígio.

Ele fará parte do Espaço Tecnologia em Evolução, grande novidade desta edição e que irá reunir três atrações imperdíveis para ilustrar a evolução da tecnologia industrial. No espaço, o visitante poderá ver o passado e o futuro da tecnologia e compreender como ela tem evoluído ao longo do tempo e contribuído com o desenvolvimento industrial.

“O RoboCoaster segue normas de segurança rígidas e específicas justamente por carregar pessoas com tecnologia desenvolvida pela KUKA na Alemanha há mais de 16 anos. Nos EUA há mais de 100 unidades em operação, sendo que dez estão na Disney”, conta o presidente da KUKA Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian.

“Além desta aplicação, e utilizando tecnologias similares, ele pode ser aplicado na indústria, como exemplo, em simuladores de voo, ou sistemas de posicionamento humano em ambientes instáveis”, comenta.

Junto a ao RoboCoaster da KUKA, estarão presentes no Espaço Tecnologia em Evolução a nova versão do Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0, que neste ano foi dividido em clusters para apresentar as soluções e benefícios da Indústria 4.0 acessíveis a indústrias de todos os portes; e o Estande Temático, que vai destacar a aplicação do uso do maquinário na fabricação dos motores instalados em réplicas dos aeroplanos de Santos Dumont, o Antoinette V8 de oito cilindros do 14-bis e Darracq 1908 de 35 Cv do Demoiselle.


Continua depois da publicidade


O Espaço Tecnologia em Evolução atende ao foco principal da EXPOMAFE 2019, a Inovação. Durante a feira, o tema se fará notar não só nas novidades apresentadas pelas empresas expositoras para continuar provendo a indústria de maior produtividade e competitividade, mas também nas atrações e na programação técnica de alto nível oferecida aos visitantes.

Mais novidades

Outra atração da KUKA em seu estande na EXPOMAFE 2019 será a interação do público com robôs por meio de realidade virtual. Com o uso de óculos 3D, os visitantes poderão ver o catálogo da empresa e visualizar, de forma real, algumas aplicações. “Teremos um espaço no qual as pessoas poderão se sentar, colocar os óculos e, além de ver o que oferecemos, poderão saber como alguns robôs são aplicados”, revela o gerente de vendas da KUKA Roboter do Brasil, Marcelo Nascimento.

A empresa demonstra, também, a aplicação de “bin picking, uma das tecnologias mais modernas em sistemas de visão artificial, com uma câmera 3D interfaceada a um robô, que permite a identificação e pega de peças aleatoriamente dispostas, sem nenhuma indexação, ou seja, em posições desconhecidas. “É como se fosse os olhos do robô, pois mesmo que as peças estejam espalhadas aleatoriamente em uma caixa ou container, a câmera verifica profundidade, sobreposição de imagens e localiza o objeto naquele instante”, explica Edouard.

Além disso, a multinacional vai expor dois modelos do LBR iiwa, robô sensível e colaborativo, que estarão em duas extremidades do estande. “De um lado, o público poderá ter acesso direto ao equipamento para perceber o nível de sensibilidade e o trabalho que pode ser executado em várias operações, interagindo com um técnico da KUKA. E do outro lado, uma aplicação vai mostrar sua flexibilidade, os acessos a diferentes e peculiares situações, já que por ser um robô de sete eixos, consegue se dobrar ao meio e fazer a pega em lugares de difícil acesso”, comenta Marcelo.

Em seu estande de 170 m², A KUKA apresentará, ainda, uma aplicação de segurança na qual um robô convencional fará um processo de carga e descarga em um torno da ROMI. Esta estará com a parte frontal da célula aberta e com monitoramento de segurança via scanner de área, responsável por duas zonas seguras (amarela e vermelha), que fará o robô reduzir a velocidade e até parar e com cortinas de luz como proteção adicional de segurança para o operador.

Sobre a EXPOMAFE 2019

Iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento e Informa Exhibitions, a EXPOMAFE 2019 vai apresentar as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D.

São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países; entre eles, compradores, engenheiros, técnicos, executivos e coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do setor metalmecânico, técnicos em logística, fabricantes de máquinas e equipamentos e demais profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura

O credenciamento antecipado e gratuito está aberto e pode ser feito no site da feira: https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html.

REALIZAÇÃO

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Sobre a Informa PLC

A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais

Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D

Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito pelo site https://www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html

Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe