Logomarca Indústria 4.0

Sulplast obteve aumento de produtividade na ordem de 30% com a instalação dos robôs da Yaskawa Motoman

Além da elevação da produtividade, a Sulplast obteve ganhos significativos de qualidade nos seus produtos e na repetibilidade de seus processos produtivos, reforçando a imagem e a confiabilidade perante seus clientes

Por: Informativa Mídia      09/04/2019 

Em face do acirramento da concorrência, do aumento dos volumes e da elevação dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado, especialmente das montadoras, a SULPLAST, especializada no desenvolvimento e fabricação de peças técnicas em Fibra de Vidro e Termoplástico para uso nos mais variados setores da indústria, vem modernizando seu parque fabril, localizado em Rio Claro, São Paulo.

Segundo o diretor da SULPLAST, Pedro Luiz Biancardi, através da implantação das células robotizadas da Yaskawa Motoman, parceria que teve início em 2010, a SULPLAST obteve um ganho de produtividade, na ordem de 30%, em relação às operações manuais. “A empresa precisava adquirir uma solução que lhe permitisse obter ganhos de produtividade, custos e qualidade, de maneira que a companhia pudesse permanecer competitiva no mercado”, afirma.

O executivo ressalta que o primeiro robô adquirido foi o modelo UP50N NX100, aplicado para acabamento, ou seja, corte e furação de peças plásticas. Após o sucesso na implantação da primeira célula robotizada em 2010, a SULPLAST já adquiriu mais duas células da Yaskawa Motoman: o robô MH165 DX100, instalado em 2014, e o robô MH180 DX200, adquirido no final de 2018 para suprir o aumento de demanda em função de novos projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa, cuja conclusão da instalação está prevista para junho de 2019.

Motoman: robô MH165

O diretor destaca que os robôs estão instalados no setor de Termoplástico da SULPLAST, realizando as operações de corte e furação das peças produzidas pelos processos de vacuum forming e rotomoldagem. “Cada célula dispõe de três mesas para abastecimento simultâneo, nas quais as peças são colocadas em dispositivos específicos e fixadas à vácuo. De fato, cada peça desenvolvida apresenta um dispositivo de corte/furação exclusivo, no qual existe uma tomada binária que faz comunicação automática com o robô. Assim, uma vez fixada a peça no dispositivo e liberada a mesa de trabalho pelo operador, o robô reconhece automaticamente a programação feita para o acabamento, iniciando imediatamente o processo de corte e furação da peça em questão”, explica.      


Continua depois da publicidade


Dessa forma, “graças aos investimentos contínuos em inovação e automação dos seus processos produtivos, a SULPLAST se tornou referência no segmento de peças técnicas em fibra de vidro e termoplástico, fornecendo sistemas completos para as principais montadoras do mundo dos mais variados setores da economia, tais como: automotivo, máquinas e implementos agrícolas e equipamentos de construção civil, entre outros”, finaliza.

 

Sobre a SULPLAST - Fundada em 16 de agosto de 1978, em Rio Claro, São Paulo, a SULPLAST é uma empresa de capital nacional, especializada no desenvolvimento e fabricação de peças técnicas em Fibra de Vidro e Termoplástico para uso nos mais variados setores da indústria nacional e internacional. Como consequência de sua evolução tecnológica e compromisso com a qualidade do produto fornecido, a companhia possui um Departamento Técnico altamente qualificado com a finalidade de assegurar, desenvolver e fabricar os produtos que atendam aos desejos e expectativas dos seus clientes. Em seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento, a SULPLAST procura aprimorar e encontrar novas tecnologias e processos de fabricação, sempre visando um melhor atendimento no presente e no futuro.

 

Sobre a Yaskawa Motoman do Brasil - Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs industriais, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, Estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para dimensionar e especificar robôs adequados para a necessidade dos mais diferentes processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, eletroeletrônica, construção, alimentício e farmacêutico.

Gostou? Então compartilhe: