Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0: Ericsson, Audi e Sick apresentam interação homem-robô em tempo real com 5G

Colaboração segura entre humanos e máquinas acontece graças à baixa latência de ponta a ponta

Por: Assessoria de Imprensa      31/03/2019 

O provedor de rede sueco Ericsson trouxe a tecnologia 5G para seu estande na feira Industry 4.0, em Hannover, para demonstrar, em conjunto com a Audi e a Sick, uma interação entre um robô de produção sem fio e os visitantes da exposição.

No futuro, robôs de produção sem fio e funcionários trabalharão lado a lado e a interação em tempo real é essencial para uma colaboração tranquila. A chave para isso é a tecnologia 5G com sua baixa latência, ou seja, atrasos de ponta a ponta de menos de dez milissegundos e seu alto nível de estabilidade de rede.

A demonstração lúdica no estande da Ericsson no Hannover Messe é um exemplo da interação em uma fábrica. O robô possui sensores conectados à rede 5G. Assim que um visitante estende a mão em direção ao robô, isso é detectado por esses sensores. O robô então entrega ao convidado um pacote de doces de menta. "No futuro, a rede 5G será essencial para permitir que robôs interajam de maneira confiável e segura com pessoas em ambientes de produção", explica Jan-Peter Meyer-Kahlen, diretor do Centro de Desenvolvimento de TIC Eurolab Aachen. "Porque um robô conectado via 5G pode reagir a humanos em tempo real apenas com latências extremamente baixas e disponibilidade muito alta."

"A interação homem-robô na Hannover Messe é apenas o começo. Com a introdução da rede 5G na produção automotiva, estamos adquirindo novas possibilidades para conectar máquinas via rádio", diz o Dr. Henning Löser, chefe do Laboratório de Produção da Audi onde é testada a rede 5G local para produção de veículos junto com a Ericsson desde agosto de 2018. "Estamos absolutamente convencidos do potencial da nova tecnologia. É por isso que queremos montar uma rede 5G interna que facilite a agilidade e flexibilidade da produção no futuro".


Continua depois da publicidade


Sebastian Heidepriem, diretor de tecnologias sem fio da SICK AG, explica: "Com relação à comunicação industrial sem fio, a tecnologia 5G tem vantagens importantes para o uso de nossas soluções de sensores em várias aplicações. Esse tipo de comunicação permite mudanças fundamentais na arquitetura de software para mais flexibilidade. É por isso que estamos avaliando a tecnologia 5G para uso industrial. Por exemplo, vemos uma vantagem no fato de que veículos industriais podem usar o 5G não apenas dentro de salas de produção, mas também fora e em todo o mundo em vias públicas. O exemplo de uma robótica: a aplicação na Feira de Hannover demonstra como humanos e robôs poderão colaborar melhor no futuro graças à comunicação confiável com baixa latência ".

Gostou? Então compartilhe: