Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   17/03/2019   |   Projeto Descomplicado   |  

Plataforma 3DEXPERIENCE invade o mundo SolidWorks

Há 9 anos fui ao SolidWorks World em Anaheim, Califórnia. O que surpreendeu na época foi a apresentação de um novo produto SolidWorks com uma série de características:

  • Independente de sistema operacional
  • Independente de Hardware
  • Com múltiplos recursos inovadores de pesquisa

O que chocou todo mundo na oportunidade, me deixou empolgado com a perspectiva de que uma nova linha de produtos estava surgindo.

Fatos históricos

As  imagens abaixo são deste encontro onde ficou claro que o SolidWorks como conhecíamos em 2010 não seria executado em ambiente Apple.


 


 

Quase uma década depois

Se passaram muitos anos e uma série de produtos surgiram no mundo Dassault Systèmes — SolidWorks. Por exemplo:

  • SolidWorks Enginner – Solução de Simulação baseada em 3DEXPERIENCE e tecnologia Abaqus;

  • SolidWorks xDesign – Cad em nuvem, independente de sistema operacional;

  • SolidWorks xShape – Cad em nuvem, focado em geometrias livres;

  • SolidWorks Apps for Kids – Um cad desenvolvido para uso de crianças para desenvolverem os seus brinquedos;

  • SolidWorks PLM Services – O meio de integrar o SolidWorks ao mundo PLM da Dassault Systèmes.;

  • Plataforma 3DEXPERIENCE – Uma plataforma destinada a empresas que buscam um meio de inovação, a base de todas as soluções anteriores;


Continua depois da publicidade


Game-changing

Há 13 anos com a compra do Conisio, a SolidWorks mudou seu posicionamento passando a se preocupar muito mais do que apenas com o projeto (CAD) e de simulação (CAE). Na época houve uma mudança no mercado e as exigências passaram a ser outras. Hoje, com o surgimento da Plataforma 3DEXPERIENCE, vemos de novo uma mudança de mercado e evolução das soluções.

Desde a compra do Conisio, o SolidWorks PDM passou por uma série de mudanças que se refletiram no nome da solução. Começou com PDM Enterprise, mudou para SolidWorks Enterprise PDM e por último SolidWorks PDM Professional.

Uma constante em todas as mudanças é que o produto nunca deixou de ser um PDM. A evolução mundial no setor permitiu o surgimento de novos produtos, como a Plataforma 3DEXPERIENCE, em 2012-2013, e o conector para o SolidWorks, no ano passado (imagem abaixo).

 

3DEXPERIENCE

O que mais me chamou a atenção no SolidWorks World, após um tempo sem ir ao evento, foi o destaque aos produtos 3DEXPERIENCE. O logo da plataforma, o famoso compass, estava por todo lado.

O ápice da marca 3DEXPERIENCE junto ao evento SolidWorks World foi o prognóstico para os próximos anos, o evento foi renomeado e passa a se chamar 3DEXPERIENCE World e ano que vem será em Nashville, Tennessee.

A plataforma não vem para ser apenas um meio de gestão de arquivos, mas sim um meio de administrar toda a inovação das empresas. Entre as disciplinas administradas está o CAD, portanto a ideia é elevar o pacote de soluções da comunidade SolidWorks a um novo patamar.

Sds,

Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner