Logomarca Indústria 4.0

EMBRAPII firma parceria para incentivar inovação no setor eletrônico e elétrico

Acordo torna a rede de centros de pesquisas da EMBRAPII referência para as empresas desenvolverem seus projetos de P,D&I

Por: Assessoria de Imprensa      20/02/2019 

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e o IPD-Eletron (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação) firmaram aliança, nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, na cidade de São Paulo. O acordo promete aproximar e estreitar as relações do setor com as Unidades EMBRAPII (UE), 42 centros de pesquisas de excelência pelo país.

Cerca de 30% dos projetos financiados pela EMBRAPII envolvem Tecnologias de Informação em Comunicação (TIC).  Em outra frente, também se propõe promover ações junto aos Institutos de Pesquisa vinculados ao IPD-Eletron, para estimulá-los a se tornarem Unidades credenciadas pela EMBRAPII.

“A Inovação é a base da competividade e produtividade no setor de equipamentos eletrônicos e elétricos, principalmente, com as novas tecnologias digitais, IOT, big data, Inteligência artificial e manufatura 4.0. A corrida por novas tecnologias está cada vez mais disputada. A Embrapii tem como missão ajudar o setor industrial a inovar. A aliança com a ABINEE vai contribuir para que mais empresas tenham acesso as financiamento e equipes qualificadas das unidades Embrapii para desenvolver projetos inovadores”, destaca José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão.

A EMBRAPII financia um terço dos valores dos projetos com recursos não-reembolsáveis, além de promover a interação entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas do setor industrial.

A aliança com a ABINEE se soma a uma série de ações da EMBRAPII com o objetivo de fortalecer laços com setores industriais específicos. A instituição também mantém acordo com a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).


Continua depois da publicidade


PPI de IoT/Manufatura 4.0 - A EMBRAPII coordena um Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0. O PPI é um mecanismo adicional para as empresas habilitadas pela Lei cumprirem com os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). As empresas poderão optar em fazer aportes dos valores relacionados às atividades de PD&I diretamente para o PPI IoT/Manufatura 4.0 e, com isso, cumprirem a regra para obterem o incentivo.

Gostou? Então compartilhe: