Logomarca Indústria 4.0

Empresa finlandesa investe R$ 100 mi na unidade instalada em Jacareí

Unidade de Jacareí vai expandir a aplicação de conceitos da Indústria 4.0, como Realidade Aumentada e Gerenciamento Remoto

Por: AgoraVale      01/11/2018 

A Ahlstrom-Munksjö anunciou recentemente investimentos na ordem de 21 milhões de euros – o equivalente a mais de R$ 100 milhões, na sua fábrica de Jacareí. O aporte permitirá fabricar 100% do papel revestido em uma única linha de produção, ampliando a eficiência e a flexibilidade do processo de fabricação de papéis especiais revestidos de alto valor agregado. 

Projeto prevê a substituição do sistema de aplicação da máquina por um equipamento
de última geração (Foto : Crédito: Maíra Bongiorno)

De acordo com a empresa que tem sua matriz em Helsinki, na Finlândia, o projeto foi desenhado ao longo de mais de dois anos e vai preparar a fábrica para operar, futuramente, no modelo da Indústria 4.0, com adição de recursos de automação e utilização de tecnologias como Realidade Aumentada e gerenciamento remoto.

A Ahlstrom-Munksjö vai substituir o sistema de aplicação da máquina por um equipamento de última geração, além da adequação do sistema de secagem, calandragem e periféricos. Adicionalmente, o grupo nórdico está investindo, até o fim deste ano, outros 2 milhões de euros em manutenção e sustentabilidade, que resultarão em melhorias na eficiência energética de cerca de 10%.

“Além de ampliar o nosso portfólio de papéis especiais, estaremos entregando ao mercado produtos mais avançados tecnologicamente, com uma qualidade ainda melhor e em condições mais competitivas, o que nos possibilitará entrar com mais força em determinados segmentos”, detalha Luis Coelho, diretor de Operações da fábrica da Ahlstrom-Munksjö em Jacareí.


Continua depois da publicidade


Coelho revela que a reforma da máquina de papel permitirá o lançamento de inúmeros produtos de pelo menos seis famílias diferentes. “Quando o projeto estiver implementado, no segundo semestre de 2019, vamos iniciar a produção de papéis especiais revestidos na máquina de papel, que substituirão, paulatinamente, o offset fabricado hoje, e complementarão nosso portfólio de especialidades”, destaca.

Dentre as linhas que serão beneficiadas, estão papéis para rótulos colados e autoadesivos; release liners; sublimação; etiquetagem; comunicação visual; embalagem flexível e embalagens acopladas.

Gostou? Então compartilhe: