Logomarca Indústria 4.0

Senai-SP ganha simulador de Manufatura Avançada com tecnologia Schneider Electric

Por: www.segs.com.br      24/10/2018 

Hoje, a unidade fabril funciona como laboratório aberto no Senai São Caetano do Sul - considerado referência no ensino de mecatrônica no país

Construído com o intuito de reunir todos os conceitos da Indústria 4.0 em um único espaço, o Demonstrador de Manufatura Avançada, do Senai-SP, conta com tecnologia de realidade aumentada da Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação. A unidade fabril, que foi projetada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), para exibição na Feimec, está em exposição permanente na Escola Senai Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul.

Com um papel de laboratório-escola e equipado com robôs, sensores, célula de soldagem, centros de usinagens e sistemas integrados, entre outros componentes, o demonstrador que simula um ambiente industrial digitalizado faz com que os alunos do Senai-SP aprendam na prática. Dentre as diversas tecnologias da 4ª Revolução Industrial inseridas no projeto, um dos destaques é o EcoStruxure Augmented Operator Advisor - software de realidade aumentada da Schneider Electric que permite uma fusão do ambiente físico com objetos virtuais em painéis e sistemas de automação, dando a operadores e técnicos acesso imediato às informações relevantes nos ambientes predial e industrial.

“Para enriquecer o demonstrador, era imprescindível que a solução de realidade aumentada a ser empregada tivesse uma plataforma aberta, isto é, que fosse capaz de conversar com sistemas e subsistemas de quaisquer fornecedores, como computadores industriais, controladores programáveis, sistemas de gerenciamento de energia, MES (Manufacturing Execution Systems) e robôs, entre outros. E é exatamente isso que o EcoStruxure Augmented Operator Advisor entrega. Nós consideramos a realidade aumentada um dos pilares mais emblemáticos da Indústria 4.0”, afirma Alexandre Gurgel, chefe de Produto de IHMs e Serviços Digitais Avançados na Schneider Electric Brasil.


Continua depois da publicidade


“A Schneider trouxe para o projeto uma solução integrada que atende do gerenciamento de energia até a parte de realidade aumenta. Por meio de um tablet conectado ao software EcoStruxure, os operadores têm acesso a informações sobre os equipamentos em tempo real – o que facilita consideravelmente processos como manutenção ou ainda visitas a campo”, conta Thiago Amici, instrutor de formação profissional do Senai-SP.

Além do EcoStruxure Augmented Operator Advisor, outras soluções da Schneider compõem o demonstrador, como: o Magelis iPC, PC industrial que atua como servidor do sistema de realidade aumentada e capta as informações da linha; o Powertag, sensor de energia sem fio; e os controladores SoMachine M241 e IHMs Magelis GXU, que gerenciam e operam algumas das estações de montagem da linha.

Sobre o EcoStruxure™

O EcoStruxure™ é nossa arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT. O EcoStruxure™ entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para nossos clientes. O EcoStruxure™ aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços. O EcoStruxure™ foi implementado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais.

Gostou? Então compartilhe: