Logomarca Indústria 4.0

Alpha Metalúrgica ganha em competitividade no mercado global com a instalação de robôs da Yaskawa Motoman

Investimento em robôs traz aumento de produção na Alpha Metalúrgica

Por: Informativa Mídia      26/09/2018 

A qualidade e eficiência colaborativa na produção figuram entre os principais itens de produtos que a Alpha Indústria Metalúrgica repassa ao cliente. Para atender as principais montadoras do Brasil, a empresa conta hoje com a colaboração de 18 robôs da Yaskawa Motoman do Brasil, parceria que já dura 20 anos. “Somente investindo em tecnologia e robótica temos condições de competir com o restante do mundo, afirma Julio Cavaglieri, gerente industrial da Alpha Metalúrgica. 

Com 26 anos na empresa, Caveglieri acompanhou muito de perto toda essa fase de transformação da Alpha. “Em 1997, a empresa foi convidada a produzir diversos itens para uma fabricante de bancos de caminhões. Para tanto, fomos auditados pela matriz da Alemanha da tal fabricante, sendo exigido que a estrutura dos bancos fosse soldada por robôs”, recorda-se.

Antes da chegada do primeiro robô, a Alpha deu início a um processo de melhorias em todos os componentes envolvidos, de modo a obter o maior desempenho em termos de capacidade e repetibilidade dos robôs. Como resultado, hoje a empresa dispõe de 18 robôs, assim distribuídos: Solda (13), Estamparia (3), Ponteadeira (1) e Furação (1). “Na produção, é evidente o ganho de produção, eficiência e qualidade que atingimos com a chegada de cada novo robô”, atesta Cavaglieri, ressaltando que no parque fabril há robôs instalados há 20 anos ainda em operação.

O gerente comercial da empresa reconhece a importância do investimento em automatização e robótica. “Nossa pretensão é adquirir novos robôs em nossa planta fabril para expandir nossos negócios e competir também no mercado externo, como por exemplo, com a China”, sustenta Cavaglieri.

Passado o sinal amarelo dos anos de 2014/15, a Alpha retomou crescimento em 2016 e, de lá para cá, vem crescendo a casa de dois dígitos, mesma estimativa que prevê para 2019. “Acreditamos o Brasil inicia uma nova fase, a da indústria 4.0, e somente a robótica será o caminho a ser percorrido pela indústria no País”, finaliza Cavaglieri.


Continua depois da publicidade


Sobre a Alpha Indústria Metalúrgica - Desde 2001, a empresa está localizada em Urânia município do interior do Estado, distante a 600 km da capital paulista. O parque fabril ocupa uma área de 30 mil metros, sendo 10 mil metros de área construída. Atualmente a empresa conta com 236 colaboradores para atender clientes, direta ou indiretamente, dos setores de peças automotivas e agrícolas, entre outros. Os serviços e produtos ofertados são: estampados, soldados, galvanizados, cortados, pintados e usinados. 

Sobre a Yaskawa Motoman do Brasil - Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para auxiliar na escolha e definição dos robôs adequados para a necessidade dos processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.

 

Gostou? Então compartilhe: