Henkel investe em novo centro logístico para o negócio de Laundry & Home Care

A Henkel anunciou que expandiu as suas instalações em Montornés del Vallés (Barcelona) com uma nova linha de embalamento e a construção de um novo armazém automático de última geração que será o novo centro logístico da unidade de negócio de Laundry & Home Care no Sul da Europa.

Este investimento vem no seguimento da estratégia 2020+ da empresa, que inclui a aposta na digitalização e a indústria 4.0.

A nova linha de embalamento de alta velocidade de detergentes líquidos implica o aumento da capacidade de produção de detergentes de forma mais sustentável. Segundo a empresa, os detergentes líquidos de marcas como Persil e X-tra lançam uma nova fórmula, 24% mais concentrada, apresentada numa nova embalagem com menos peso, contribuindo para a otimização do transporte e, consequentemente, para a redução das emissões de CO2.

O projeto envolve a expansão da capacidade logística com um novo armazém automatizado de 24.000 m2 que terá uma secção totalmente robotizada e uma secção operacional mais convencional com atividades de recolha e embalamento. O novo armazém terá a capacidade para movimentar mais de um milhão de paletes por ano e estará totalmente operacional em 2020. “Com esta inovação, o processo de armazenamento e distribuição será muito mais eficiente e transformará a fábrica de Montornés del Vallés no centro de referência da empresa para o sul da Europa.”

Jordi Juncà, Manager da fábrica de Montornés del Vallés, refere: “Estamos muito orgulhosos com o fato da fábrica de Montornés del Vallés ter sido novamente escolhida para expandir as suas capacidades, mesmo depois do investimento no HUB europeu para a indústria aeroespacial que estamos ainda a construir. São novos projetos que nos consolidam como um centro de produção de referência para o grupo”.


Continua depois da publicidade


De salientar que o centro de produção da Henkel em Montornés del Vallés, com mais de 50 anos de atividade, produz mais de 200.000 toneladas por ano, emprega mais de 500 pessoas diretamente e indiretamente, e exporta para mais de 60 países.