Hypertherm lança plataforma de plasma mecanizado que promete revolucionar a indústria de corte

XPR300 destina-se ao corte de extrema definição de aço carbono, aço inoxidável e alumínio.

A evolução mais significativa em termos de tecnologia para corte a plasma. Assim a Hypertherm, referência global em corte industrial, define o lançamento da plataforma de plasma X-Definition, novidade que está disponível pela primeira vez em um sistema de 300 amperes, denominado XPR300.

Essa nova plataforma de plasma combina a evolução da engenharia com melhorias sobre os processos atuais de alta definição, o que possibilita cortes de excelente qualidade em aço carbono, aço inoxidável e alumínio. Testes laboratoriais comprovaram o nível superior do corte (norma ISO-9013 Faixa 2) em aço carbono fino como em metais mais espessos (ISO-9013 Faixa 3). Para conseguir isso, os engenheiros da Hypertherm desenvolveram novos processos com patentes em aprovação, tais como as tecnologias Vented Water Injection™ (VWI) e Vent-to-Shield, bem como sistemas de Plasma Dampening. Como resultado, são obtidas bordas afiadas, menor angularidade e excelente acabamento em metais não ferrosos, a exemplo de alumínio e aço inoxidável.

Por contar com o plasma X-Definition, o novo XPR300 da Hypertherm tornou-se o sistema mais eficiente desenvolvido até hoje – corta mais rapidamente e utiliza a energia de forma mais eficiente do que seus antecessores, caso da HyPerformance HPR260XD. A capacidade de perfuração também foi melhorada graças à maior potência e ao exclusivo processo assistido por argônio, que possibilita perfurações 30% mais fundas em aço carbono e 20% em aço inoxidável, em comparação com a HPR260XD. Em paralelo, a vida útil do consumível e a qualidade do corte durante esse período são drasticamente melhoradas, devido a avanços como o Cool Nozzle e a Arc Response Technology – este último protege os consumíveis de erros comuns à atividade de corte. Ao reduzir o impacto dos erros, os consumíveis XPR podem durar até três vezes mais do que as gerações mais antigas dos sistemas da concorrência.


Continua depois da publicidade


“Os lançamentos do Plasma X-Definition e do XPR300 representam um passo enorme nas capacidades da tecnologia de plasma”, afirmou Phill Parker, gestor de marketing de produtos mecanizados. “A combinação de velocidades de corte mais rápidas, qualidade de corte sem igual, funcionalidades intuitivas e monitoramento automático do sistema fazem dele o nosso plasma mais avançado e produtivo. De fato, abre um vasto leque de oportunidades para as empresas ao proporcionar cortes de qualidade e consistência, que o tornam adequado a aplicações anteriormente associadas ao laser, mas com um custo de investimento inicial do plasma muito inferior”.

Apesar de ser o sistema mais avançado desenvolvido até hoje pela Hypertherm, o XPR300 é fácil de usar. Os sensores no abastecimento de energia oferecem códigos de diagnóstico refinados e melhoram significativamente a informação de monitoramento, ajudando os operadores e técnicos de manutenção. Isso reduz o tempo para resolução de problemas e gera dados que melhoram a otimização global do sistema e o tempo de operação.

O sistema também foi desenhado com menor número de consoles e posições de conexão, para que os operadores gastem menos tempo na configuração e mais tempo no corte. Por exemplo, a funcionalidade EasyConnect™ permite que os operadores liguem rapidamente, sem a utilização de ferramentas, o cabo da tocha à tocha conectada ao console. Ao mesmo tempo, o eletrodo QuickLock™, com patente pendente, oferece um fácil aperto de quarto de volta que reduz ainda mais o tempo de configuração.

Outra nova funcionalidade do design é a possibilidade de o operador trocar rapidamente de tocha com apenas uma mão. Todos os consoles possuem uma capacidade avançada por meio da seleção automática dos gases, que permite a seleção e execução de trabalhos de corte diretamente a partir do CNC, juntamente com Wi-Fi – possibilita que o sistema, ou mesmo vários sistemas, sejam monitorados à distância.

Fundada em 1968, na cidade de Hanover (EUA), a Hypertherm está presente em 93 países. Na América do Sul, conta com uma base na cidade de Guarulhos e um Centro de Distribuição (CD) em Cajamar, ambas no estado de São Paulo. Além de fabricar equipamentos para corte a plasma, laser e jato d´água, a Hypertherm fornece uma solução completa para o corte industrial, com produtos de automação (controladores de altura e CNC) e softwares de otimização de processo (CAD/CAM). Também é especialista no desenvolvimento e produção de tochas e consumíveis de alta performance.


Tópicos: