A Prometec lança o sistema de monitoramento de processos e a máquina Promos 3+

A Prometec, empresa parte da Sandvik Coromant e fabricante de soluções de monitoramento para processos de usinagem, está lançando seu novo sistema PROMOS 3+. Essa avançada solução de conectividade, que fornece um panorama geral do mundo do Big Data e da Internet das Coisas Industrial (IIoT - Industrial Internet of Things), é considerada um componente importante para as iniciativas da Indústria 4.0 promovidas pela Sandvik Coromant.

PROMOS 3+, um aprimoramento do testado e aprovado sistema PROMOS 2, oferece ainda mais segurança aos processos de usinagem. Como um sistema de monitoramento, ele garante que a ferramenta certa esteja no seu devido lugar e que o processo seja concluído de acordo com os parâmetros definidos.

“O PROMOS 3+ para a máquina se estiver faltando uma ferramenta ou se ela quebrar ou colidir com a peça” explica Klaus Kristoffel, diretor de gestão da Prometec. “Se o processo de trabalho desviar dos parâmetros pré-definidos, o sistema corrigirá o problema. Além disso, a PROMOS 3+ é personalizada para as necessidades do cliente e avisa quando a ferramenta está desgastada ou prestes a quebrar”.

O sistema de monitoramento PROMOS 3+ fica em comunicação contínua com a máquina. Ele recebe seus sinais diretamente dos dados da unidade digital da máquina ou dos sensores que monitoram parâmetros como força, ruídos provenientes da estrutura, ou potência ativa contra os valores limite. As vantagens do sistema incluem segurança aprimorada do processo, vida útil da ferramenta mais longa e qualidade aprimorada da peça. Além disso, é provável que ocorram menos quebras e que os danos sejam minimizados no caso de uma colisão. Como resultado desses benefícios, a fábrica também perceberá que o tempo de máquinas paradas é minimizado, enquanto que o potencial para usinagem sem supervisão aumenta.


Continua depois da publicidade


Devido ao sensor de vibração inteligente, elemento de controle com custo otimizado e monitor compacto da Prometec, um detector de colisão econômico foi criado e pode ser expandido para uma abrangente solução de monitoramento em múltiplos níveis e múltiplos canais. Entre os outros benefícios do PROMOS 3+ modular estão a total independência de tipos de controles específicos, módulos de hardware compactos que ocupam pouco espaço nos armários de distribuição (todas as conexões e displays ficam na frente), instalação e set-up rápidos e fáceis e pouquíssima necessidade de treinamento porque as funções são automatizadas para adaptação aos sistemas dos clientes.