Motoman desenvolve moderno sistema de solda a laser remoto

A Motoman Robótica do Brasil, uma empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, desenvolveu moderno sistema de solda a laser remoto que permite operar em perfeita sincronização com os movimentos do robô, para atender principalmente o segmento de autopeças.

O Gerente de Engenharia de Aplicação da Motoman, Márcio Garcia, explica que usando um robô específico de alta precisão, modelo Motoman MC2000, com raio de alcance de 2.038 mm e uma repetibilidade de aproximadamente 0,07 mm, é possível aumentar a produtividade em processos da manufatura automotiva. “Essa solução permite, além do aumento da produtividade, maior segurança e qualidade no processo de soldagem. Pode-se dizer que a procura por essa tecnologia está crescendo no País e representa uma revolução no setor”, afirma.

Ainda de acordo com Garcia, o sistema é composto por robô de alta precisão, gerador laser, cabeçote laser 2D ou 3D, dispositivos de solda, bases, fechamento/enclausuramento, segurança, coifa e sistema de exaustão com filtragem, sistema supervisório e monitoramento online, portas automáticas e interfaces operacionais.

O sistema de solda a laser atende todas as normas de segurança nacional e internacional, e além de autopeças, pode ser também utilizado em outros setores como: linha branca, mercado moveleiro, estruturas metálicas, segmentos plásticos e materiais dissimilares, assim como metal mecânica leve em geral.