Integral e Proconsulting se juntam para auxiliar empresas no processo de adoção das práticas da Indústria 4.0

Empresas apostam na explosão da demanda por soluções de TI para que a indústria possa participar da revolução digital e inteligente, unindo o ambiente físico e virtual.

Integral Investments Group, grupo espanhol que controla a Integral PLM Experts, uma das maiores revendas da PTC na Europa, acaba de formar uma parceria estratégica com a Proconsulting Consultoria e Sistemas, empresa paulista, criada em 2002 por ex-funcionários da PTC. A Integral, sediada em Barcelona, foi fundada a partir da aquisição de três revendas espanholas e hoje possui escritórios na Espanha, Portugal e Turquia, além do Brasil.

O processo de alianças estratégicas com as revendas da PTC teve início há dosatro anos com a compra da SCA, e reforçou a expertise da empresa em áreas como CAD/CAE/CAM e PLM; soluções para design e gestão do ciclo de vida de produtos, além de plataformas ligadas a gestão de serviços e aplicativos. A SCA, presente nas cidades de Porto Alegre, Curitiba e Joinville, hoje faz parte do grupo.

Através da parceria com a Proconsulting, a Integral pretende aumentar sua presença geográfica no país, bem como oferecer soluções estratégicas para a área de manufatura, especialmente aquelas voltadas para o ambiente de IoT - Internet das Coisas e Manufatura 4.0, além de aplicações de CAD e PLM, como PTC Creo e PTC Windchill, carros-chefe da PTC.

A Integral PLM Experts Latin America, nome da nova empresa, tem o objetivo de atender a demandas por soluções de TI necessárias para a adoção da Indústria 4.0, estratégia que coloca a rede no ambiente produtivo, no qual equipamentos e máquinas se conectam para reduzir custos, economizar energia, diminuir desperdícios, por exemplo; além de treinar profissionais para atuar neste novo cenário, cujo resultado é a otimização de cadeias de valor, tornando as empresas muito mais ágeis, assertivas e competitivas.

Para José Garrido, ex-Vice-Presidente de Vendas da PTC e Presidente da PLM Experts, “a adoção do modelo de negócios da Indústria 4.0 pode melhorar sensivelmente os índices de competitividade global do Brasil, determinantes para seu desenvolvimento. Esta estratégia pode auxiliar empresas em seus desafios ligados a agilidade no lançamento, manufatura e customização de produtos e serviços inovadores”, conclui o executivo.


Continua depois da publicidade


Eduardo Demarco, Diretor Geral para a America Latina, destaca que outras parcerias serão efetuadas em el fututo: “A Integral mira outros países da América Latina e já está em negociações com empresas da região”. Estima-se que até 2019, a Integral desembolse mais de 1.2 milhões de euros com aquisições e parcerias.