Microfábrica vai muito além da impressão 3D

Ela incorpora uma série de cabeças de corte e desbaste que podem imprimir, cortar e fresar.

As impressoras 3D estão prestes a receber o primeiro upgrade significativo. Agora elas não apenas são capazes de imprimir objetos, como também podem cortar, entalhar e fresar, ampliando muito o conceito de hardware livre.
 
O melhoramento é tão significativo que Jeremy Fryer-Biggs, que está lançando sua inovação, chamou seu equipamento de Microfábrica.
 
A Microfábrica é uma máquina portátil completa, pouco maior do que uma impressora 3D doméstica. Além do equipamento padrão de impressão 3D, ela incorpora uma série de cabeças de corte e desbaste que podem imprimir, cortar e fresar plásticos, madeiras e alguns metais leves.
 
 
A máquina pode ser carregada com plásticos de até quatro cores ou dois materiais diferentes. Sua conexão com a internet permite monitorar remotamente o andamento dos trabalhos, além de baixar os arquivos para impressão.
 
Os códigos embutidos em cada projeto - o arquivo que diz à impressora o que ela deve fazer - informam também à máquina quando mudar os bits - as ferramentas de corte e fresagem - ou mudar a cabeça de impressão para imprimir em outras cores.
 
A "fábrica doméstica" portátil também ganhou em precisão, permitindo fabricar objetos com maior nível de detalhamento.
 
A demonstração do protótipo impressionou. Agora, seu criador fundou uma empresa, a Mebotics, para tentar levantar dinheiro para transformar o projeto em uma linha de produção real, para que as pessoas possam comprar suas próprias microfábricas. (Com informações da New Scientist)

Assista o vídeo (em inglês) sobre a Mebotics Microfactory (Microfábrica, em tradução livre):