MIT desenvolve técnica de "impressão 4D"

Utilizando uma impressora 3D e materiais especiais, pesquisadores conseguiram criar um mecanismo inédito.

Você ainda sofre com sua impressora 2D (aquela que serve para realizar a impressão de textos e imagens em folhas comuns), que insiste em travar nos momentos mais importantes? Pois alguns pesquisadores do MIT já possuem uma técnica que permite a impressão em quatro dimensões — e ainda faz isso sem travar ou entupir os cartuchos. Parece revolucionário, não é mesmo?

Pois é quase isso. Com a utilização de uma impressora 3D, os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology conseguiram criar um objeto tridimensional capaz de se transformar com o tempo — formando assim a quarta dimensão necessária para que ele possa ser considerado 4D. Mas não se trata de um material inteligente que pode se modificar por livre vontade; há muitos cálculos envolvidos.
 
Os responsáveis pelo projeto utilizaram um material que possui propriedades físicas que se alteram na presença de água. O processo é muito lento, mas acontece sem a interferência de outros elementos (com exceção da água, é claro, que funciona como a fonte de energia). Segundo os cientistas, essa movimentação transforma o impresso em algo quadridimensional.
 
Assista ao vídeo para ver como acontece essa movimentação:
 
 
 
Por Renan Hamann/TecMundo
 

 

 


Tópicos: